Passado em alta definição



A Folha de São Paulo lançou um serviço fantástico, trata-se da disponibilização do acervo do jornal, desde 1921. Sou daqueles que acredita que para prever o futuro basta olhar para o passado e curioso como sou fui ver o que acontecia no planeta no dia em que nasci. Surpreso fiquei quando descobri que a referida data era dia de Caderno de Informática. Informática? Peraí, 1983!!! Mais que isso, já se falava de televisão e de alta definção, audio de alta fidelidade, robôs trabalhando em casa e sintetizador de fala.

Naquela época, quando as antenas parabólicas ainda eram “grandes e caras”, o Brasil consumia 22 milhões de fitas cassete, um componente essencial para o Ipod da época – ainda acho Walkman um nome muito mais sedutor que Ipod. As vendas de “micros” explodiam no varejo e estes já ajudavam os médicos.

Nesta mesma edição o periódico apresentou um texto muito interessante, um conteúdo que hoje será encontrado somente em publicações especializadas. Este assunto totalmente atípico para o que conhecemos por jornal neste começo de século chama-se formação do som. Em determinado trecho o autor da matéria propõem – “Entenda os sons” e ainda nos explica o que é um som estereofônico, fala da relação som/ruído entre outras coisas.

Enfim, fiquei feliz em saber que nasci em um dia tão esclarecedor, parece que algo já conspirava, mas apesar disso fico com a impressão que alguma coisa se perdeu no caminho. Estamos menos interessados ou menos expostos à este tipo de conteúdo? Ou uma coisa levou à outra?

Aliás, a data é 04 de maio de 1983.

Thiago Dalmagro
Anúncios

Sobre Pulso Estúdios

Estúdio de Gravação Profissional em Foz do Iguaçu
Esse post foi publicado em Equipamentos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s